segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Conceito de Currículo


Atividade 4.7

 Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

O currículo é constituído pelo que é aprendido e ensinado, como é oferecido, como é avaliado e os recursos usados. O currículo formal baseia-se em um conjunto de objetivos e resultados previstos, o informal ou currículo oculto à aprendizagem não planejada que ocorre nas salas de aula, nos espaços da escola ou quando os estudantes interagem com ou sem a presença do professor ou professora.

A Lei de Diretrizes e Bases- LDB, dispõe sobre a responsabilidade da escola em promover amplas condições e oportunidades de aprendizagem, estabelecendo a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries, escolas de tempo integral, capacitação de profissionais da Educação, aceleração para alunos com atraso escolar, estudos de recuperação e maior autonomia das escolas. Ao mesmo tempo em que reforça a necessidade de propiciar a todos a formação básica comum, confere maior flexibilidade no trato dos componentes curriculares. É nessa perspectiva que os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs estabelecem o princípio da base nacional comum, a ser complementada por uma parte diversificada para cada sistema de ensino e escola. Enfim,o currículo escolar não é meramente uma listagem de conteúdos ou uma especificação em documento que apresenta todos os objetivos, disciplinas, conteúdos e temas a serem tratados na escola

Educar na diversidade significa ensinar em um contexto educacional no qual as diferenças individuais e entre todos membros do grupo são destacadas e aproveitadas para enriquecer e flexibilizar o conteúdo curricular previsto no processo ensino-aprendizagem. Ao realizar a flexibilização e o enriquecimento do currículo, com a ativa participação dos seus estudantes, o docente oferece oportunidades variadas para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e social de cada aluno.

É preciso ter em vista uma formação de estudantes capazes de adquirir e desenvolver novas competências, em função de novos saberes que se produzem e que demandam um novo tipo de profissional, preparado para poder lidar com novas tecnologias e linguagens, capazes de responder a novos ritmos e processos. Isso impõe novas demandas para a escola: mais do que nunca é preciso garantir condições para que o aluno se instrumentalize para o processo de educação contínua e permanente.
Sendo a escola esse espaço interativo cabe a nós trabalhadores da educação atuar de forma colaborativa e integrada buscando sempre nos aperfeiçoar e mediar às várias formas de conhecimento utilizando as tecnologias da informação e comunicação que dispomos, pois o trabalho, projetado e sistematizado contribui para o interesse e a aprendizagem dos alunos.

Gláucia Regina Muniz- curso PROINFO

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