segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Projeto de Trabalho em Sala de Aula com a Integração de Tecnologias ao Currículo


Planejamento

Autor: Maria Núbia Pessoa

Núcleo Educacional Infantil NEI – Natal RN

Estrutura Curricular

Modalidade/Nível de Ensino: Educação Infantil

Componente Curricular: Linguagem Oral e Escrita

Tema: Práticas de leitura e escrita, Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Identificar as características das fábulas
  •   Expor o seu ponto de vista
  •   Ler  e interpretar textos
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Literatura mundial: fábulas;
- Literatura infantil.
Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO:
O professor iniciará a aula contando uma fábula para os seus alunos, a exemplo de: A galinha dos ovos de ouro, A lebre e a tartaruga etc.


 Em seguida, lançará questões provocativas, no sentido de destacar as características desse gênero textual, tais como:
a) Quem são os personagens que aparecem nessa estória?
b) O que acontece com eles?
c) O que podemos aprender com o enredo?
A discussão deve ser registrada por escrito, na lousa ou numa folha de papel madeira, para que sirva de subsídio para a explicação, feita pelo professor, do que é uma fábula.
2º MOMENTO:
Entendido o conceito de fábula, os alunos, com a mediação do professor, farão a reescrita coletiva da estória contada no 1º momento, em pequenos grupos, em seus cadernos.
Em turmas que os alunos ainda não escrevem, o professor servirá de escriba, construindo o texto na lousa, com o grande grupo. Caso esses alunos já consigam fazer cópia, ao término da redação poderão copiar o texto construído na lousa em seus cadernos. Se não conseguem ainda, poderão ilustrar o texto por meio de desenhos.
3º MOMENTO:
Em grupos com quatro ou cinco componentes,  os alunos pesquisarão, nos livros da biblioteca da escola ou na Internet, uma fábula. O professor ajudará os grupos nesta pesquisa, orientando-os para que escolham textos diferentes.
4º MOMENTO:
 Em seguida, cada grupo lerá o texto escolhido e discutirão uma forma de apresentá-lo ao restante da sala. Podem utilizar técnicas como: fantoches, contação, dramatização etc. O ensaio da apresentação poderá ser feito na escola.
Recursos Complementares
Avaliação
O professor deverá observar se o aluno:
 - Identifica as características das fábulas.
 - Expõe o seu ponto de vista.
 - Ler  e interpreta textos.
  -Reconta as fábulas ouvidas.
Gláucia Regina Muniz- Curso Proinfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário